







Celebrando o mês mariano, na noite deste domingo 21 de maio, o administrador da Diocese de Guarabira Monsenhor José Nicodemos, presidiu na Paróquia Nossa Senhora da Luz, a cerimônia solene pela ocasião da admissão às Ordens e Ministério do Acolitato e Leitorato dos Seminaristas.
Admissão as Sagradas Ordens dos seminaristas. Damião Edmilson Gonçalves, Elton de Oliveira Silva, Felipe José Xavier da Silva, Hítalo Sidney do Nascimento Aquino, Rinaldo da Costa Fernandes, Valber José Silva Ferreira esses como Ministério de Leitores. Reinaldo Miguel Calixto Alves, esse como acólitato
Concelebrou a Santa Missa o administrador da Paróquia da Catedral Pe. Joanderson Marinho de Lira, o Padre Arlan Melo da Paróquia Nossa Senhora da Boa Viagem em Alagoa Grande e o Padre Isaias que é o atual vice reitor do Seminário Sã João Maria Vianey que fica na cidade de Campina Grande, a celebração contou também com os diáconos Gilberto Braga, Ferreira
e Euripides.
Contou-se também com a presença dos demais seminaristas de nossa Diocese, amigos, fiéis da paróquia Nossa Senhora da Luz..
Em relação à Admissão, o Ritual Romano afirma que “aqueles que aspiram ao Diaconato e ao Presbiterato manifestam publicamente essa vontade de se entregarem a Deus e a Igreja para exercerem a Ordem Sacra”.
Já, a Instituição ao leitorado e acolitato, também são etapas importantes da formação do candidato ao sacerdócio que, depois de alguns anos de formação, gradativamente vai dando passos concernentes ao futuro exercício do ministério presbiteral. São passos significativos e aprofundados no compromisso que deve levar os seminaristas ao ministério ordenado segundo a graça de Deus.
O leitor tem a função de proclamar a Palavra de Deus, ao passo que o Acólito serve ao altar, podendo distribuir a Comunhão em casos extraordinários.
Tanto a admissão às ordens sacras quanto os ministérios, são como se fossem uma coroação das etapas da vida vocacional dos nossos jovens. Normalmente todos estes momentos já ocorrem quando se esta estudando teologia. São etapas importantes, pois podemos dizer que são respostas concretas da Igreja para com seus filhos, que decidem se dedicar totalmente a Cristo, Sumo e Eterno sacerdote.
Tais celebrações na vida da Igreja, principalmente no âmbito diocesano, se recomenda que sejam feitas de forma pública. É importante que os fiéis possam participar dos momentos que antecedem as ordenações diaconal e presbiteral, para que desde então, conheçam aqueles que posteriormente virão a ser pastores do povo de Deus.
Agradecemos a presença de todos, pedindo que Deus nosso Pai derrame sempre sobre nós, as mais copiosas bênçãos, por intercessão de Nossa Senhora Aparecida.
Informações: Pascom Catedral